Pra comemorar: Champagne!!!

E alguem tem duvida do que beber naquela ocasiao mais que especial?

Nao, ninguem. Mas umas dicas de marcas, temperatura etc sao sempre bem vindas, nao sao?

O Jan (meu namorado, companheiro, parceiro, amigo, homem da minha vida e tudo de bom, rs) comecou ontem no seu primeiro trabalho de “gente grande”. Calma la, ele que nao me ouca, e eu explico. Aos 29 anos, o gatinho vinha seguindo carreira academica e depois de terminar o doutorado antes do nosso ano sabatico/volta ao mundo, voltou pra mais uma temporada de pesquisas como pos-doc na Universidade de Leuven. Agora, eh claro que pesquisador deve ser trabalho de gente grande (era a profissao dos meus sonhos quando eu era crianca), mas eu queria que ele fosse pra uma empresa bacana, trocasse o tenis e o jeans por sapato e camisa (vcs nao acham que seus gatinhos ficam muito mais bonitos vestidos assim?).

E ele foi! Agora ele eh engenheiro da maior empresa do setor quimico do mundo!!! Essa era a razao pra gente comemorar!!!

Eu fui comprar o sapato masculino mais bacana que ja vi na minha vida, da marca holandesa Van Bommel (acabei de entrar no site e a marca soh vende em Amsterdam, Antwerp, Berlin e Bruges – e se vcs tiverem curiosidade de entrar la, a foto do site eh a daqui da minha cidade http://www.vanbommel.com/en/flagshipstore. Adorei!) e, apesar de ser uma quarta-feira a noite decidi que a gente merecia comemorar.

E la fui eu, correr pra comprar uma champagne.

Vcs ja sabem que um espumante soh recebe o nome champagne se ele for produzido na regiao de Champagne, na França. As principais uvas utilizadas na producao sao Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Vou dar 3 dicas que nao tem como errar! As duas primeiras, testadas e aprovadas por mim! A ultima, indicacao do meu cunhado, um super apreciador de vinhos etc.

O primeiro vai ser o Veuve Clicquot. Escolhido na noite de ontem (o da fotinho aih em cima). A marca foi criada em 1772 e desde 1987 faz parte da holding francesa Louis Vuitton Moet Hennessy.

O segundo eh o Dom  Pérignon, que eu tambem adoro! O nome vem do monge beneditino da Abadia de Hautvillers, que inventou o Méthode champenoise (segunda fermentacao na propria garrafa), utilizado ate hj!

 

O terceiro, indicacao do meu cunhado, eh o Laurent-Perrier.                        Eu nunca experimentei… mas a dica vem de quem entende do                    assunto!

 

 

Dicas rapidas para a hora de servir:

Temperatura ideal – entre 7 e 9 °C (a forma tradicional de gelar uma garrafa de champagne eh em um baldinho com gelo e agua gelada).

Taça – tem que ser aquela compridinha, chamada “flute”, pra conservar as bolhinhas e a experiencia aromatica, que eh beeeeem mais sutil que a de um vinho tinto, por exemplo. O copo, que a gente ve de vez em quando formando torres em casamentos, e que, diz a lenda, foi moldado nos seios da rainha francesa Maria Antonieta, apesar de cool, nao oferece a mesma experiencia.

Para abrir a garrafa – a regra eh simples: “sem barulho e sem espirros”, rs… apos soltar um pouquinho o stopper, segure a rolha bem firme e gire devagarzinho a garrafa. Agora, se vc estiver sozinha com o seu amor, vcs inventam as regras que quiserem e podem ate brincar de campeoes de Formula 1 quando estiverem curtindo uma festinha privada!

E aih, meninas, tao gostando?

Bisous

Vanessa M.

Anúncios
Esse post foi publicado em Bebidas e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Pra comemorar: Champagne!!!

  1. Mariah disse:

    Eu amei o seu blog!!! Esse post sobre champagnes é tudo que uma recém-casada precisa saber pra preparar uma noite especial em casa!
    Parabéns

  2. Fernanda disse:

    Vanessa, eu também adoro champagne! Eu gosto muito do Piper Heidsieck, que é outro clássico. Vc já experimentou?
    beijinhos

  3. muscariv disse:

    Meninas, muito obrigada pelos comments! Eh mto gostoso dar dicas e saber que vcs podem aproveitar muito!
    Fernanda, jah experimentei sim o Piper Heidsiek, e tb acho uma delicinha! Deles, o rose eh o meu preferido! Se quiser, da uma espiadinha no rotulo aqui: http://www.delhaizewineworld.com/_webdata/pictures/label/S0000000000240130000.jpg
    bisous

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s