Risoto de Funghi e Mel Trufado do Dan

Pra compensar a minha ausencia no blog ontem, hj vou publicar duas receitas dois posts suuuuper especiais.

O primeiro, eh a receita do Risoto de funghi e mel trufado do Dan.

Pra comecar, tenho que contar que eu nem conheco o Dan! Mas ele eh o marido da Betina, dona do blog que eu “mais entro na vida!!!” 😉

Eu li os posts da Betina falando desse risoto por alguns meses (jantar com amigos, jantar soh pros dois, jantar com a  familia), mas nunca tinha visto a receita. Um dia ela comentou no blog que ja tinha postado e eu fui correndo procurar! E quem procura acha!

Encontrei a receita m-a-r-a e ja perdi as contas de quantas vezes preparei aqui na Belgica. Pra amigos, pra familia, soh pra mim e pro Jan!

Se vcs seguirem o passo a passo direitinho, nao tem como errar e o resultado eh um arraso!

Vou copiar a receita do blog dela, pq eu sigo `a risca!

Risoto de Funghi com mel trufado

(Receita p/4 pessoas)

Ingredientes
4 xícaras de caldo de legumes (bem leve)
4 colheres sopa de Azeite de Oliva
1 colher das de sopa de mel trufado (se você não achar, use mel normal e substitua o azeite de oliva comum por azeite com essência de trufas) – nós usamos o mel trufado da Savitar, que vende no Empório Santa Maria
1/2 cebola média picadinha
250 gramas de funghi chileno
1 1/2 xícaras de riso Arborio
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de queijo Parmegiano-Reggiano, Grana Padano ou Parmesão (v. decide!) ralado – nós usamos o queijo ralado da marca argentina Sancor
Sal e Pimenta

Modo de Preparar

Prepare o caldo de legumes e deixe em fogo médio.
Aqueça o azeite de oliva com uma colher de manteiga numa panela de 12 a 14 polegadas em fogo brando, adicione a cebola e refogue até ficar transparente mas não deixe morenar (cerca de 5 minutos).
Inclua o arroz e mexa por 1 minuto até que os grãos fiquem opacos. Aumente a intensidade do fogo.
Vá adicionando uma concha do caldo de legumes no arroz e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que o líquido seja absorvido. Adicione mais uma concha do caldo e continue cozinhando, e mexendo. Repita isso até que o arroz esteja “al dente” (uns 9 minutos).
Adicione os funghi, que foram antes salteados em duas colheres de manteiga e reservados, e mexa.
Adicione a última colher de sopa de manteiga, o queijo ralado e o mel e continue a mexer até que esteja pronto. Se v. achar que o risoto está meio seco, adicione mais uma meia concha de caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta à gosto, mexa e sirva.

Se vcs quiserem ver a receita por la ou quiserem passar pra visitar o meu blog favorito, aqui vai o endereco: http://temavercomigo.com/2010/08/04/receita-de-risoto-de-funghi-e-mel-trufado/

Vinho delicia pra acompanhar? Para um jantar simples va de Syrah! Para um super romantico e sofisticado, acho a uva Nebbiolo (Barolo ou Barbaresco) a escolha perfeita! Se quiser uma sugestao com nome, preco e tudo o mais, pergunta nos comments que eu respondo loguinho!

Bisous

Vanessa M.

Esse post foi publicado em Prato principal e marcado . Guardar link permanente.

8 respostas para Risoto de Funghi e Mel Trufado do Dan

  1. que foto é essa, gente? Salivei! Delícia de risoto. Vou ter que tentar em casa.

  2. Betina disse:

    Uau!!!!!!! acabei de chamar o Dan pra vir aqui que ver esse post – que honra!
    amei o post! bjs Betina

  3. Pingback: Comentários Comentários Comentários… « tem a ver comigo

  4. Aimine disse:

    Van.. Vou tentar fazer esse hoje.. vamos ver se vai dar certo, heim?.. Esse lance de mel trufado vai ter que ficar pra uma próx. Vamos de mel comum que eu tenho por aqui! Muitos beijos e parabéns pelo blog! 😉

  5. Fla disse:

    Menina, ameiiiii!
    Claro que vou fazer e experimentar meu azeite com sua receita.
    Valeu pela indicação!
    Beijos,
    Fla

Deixe um comentário

