Sauternes

Meninas, eu nunca comentei por aqui, mas ha mtooo tempo fiz um curso basico de sommelier pela ABS.

A minha maior descoberta nesse curso foi o Sauternes, um vinho branco e doce produzido na regiao que leva o mesmo nome, em Bordeaux.

Mas o doce nao vem da adicao de nenhum acucar…

Eu explico: o que acontece eh que as uvas sao atacadas por um fungo (Botrytis cinerea) que faz com que as cascas fiquem porosas e a agua evapore da polpa. Aih, a concentracao de acucar natural na fruta eh gigante e dessa historia nasce esse vinho m-a-r-a!

O aspecto eh bem licoroso, e a cor eh um amarelo dourado… Normalmente o vinho eh servido no final da refeicao e acompanha uma sobremesa, mas na minha opiniao a melhor combinacao ‘ever’ eh acompanhando um foie gras (de gansos felizes q nao sao empapussados de comida numa gaiola, 😉

Aproveitem o fim de semana pra experimentarem! e corram pra me contar!

bisous

Vanessa M.

(ps. amanha eh o grande dia! estou indo pra Paris naquele restaurante q eu comentei aqui. Depois conto como foi)

Esse post foi publicado em Bebidas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

